A educação no Brasil jamais será prioridade para a classe política, mas isso não significa que não podemos agir para mudar essa realidade.

EducareNexos GP

Educare

O Projeto Educare nasceu em 2017 em um evento anual de inovação promovido pela Nexos aos seus membros. Sua grande motivação foi a de mudar as perspectivas de futuro de crianças e adolescentes, levando conhecimento sobre como funcionam as esferas públicas e tudo que as envolve aos estudantes das escolas municipais e estaduais da cidade. Acreditamos que quando criamos bons cidadãos não só o país melhora, mas a vida de cada um ganha um novo sentido.

Ao longo de 2018 formamos a primeira equipe responsável pelo planejamento das atividades, juntamos as ideias mirabolantes em algo consistente e assim fizemos nossa primeira visita aos alunos do ensino médio. E não pense que foi um encontro unilateral, em que apenas falamos e eles ouviram. Colocamos os estudantes no papel de administradores públicos com metas audaciosas que precisavam ser cumpridas em uma escola, porém com uma verba muito pequena.

Incentivamos a criatividade, olhar crítico sobre os gastos públicos, mostramos as dificuldades na realização de melhorias e que juntos eles podem fazer melhor. Levamos também uma roda de conversa sobre as opções que cada um pode escolher para seu futuro, com a apresentação das universidades públicas, bolsas de estudos e tudo que eles precisam para terem uma perspectiva diferente do futuro.

Com essa ação, conquistamos o fomento da Pró-Reitoria de Graduação da USP-RP e vamos ainda mais longe e mais fundo, levando discussões sobre o funcionalismo do Estado, mecanismos de arrecadação e destinação de impostos no Brasil e as responsabilidades, direitos e deveres da geração que está vindo. Por meio de ações como essas, queremos continuar proporcionando aos nossos jovens cidadãos uma visão crítica mais apurada e ampla do mundo, bem como auxiliá-los na realização de escolhas melhores para o seu futuro.