Projetos

A Nexos busca estar sempre desenvolvendo novos projetos e procura mantê-los em atuação enquanto for pertinente. Desde a fundação já foram idealizados e desenvolvidos uma série de projetos, seja no âmbito educacional, social, ambiental e de capacitação, alguns ainda em funcionamento, outros já encerrados.

Educare

O projeto “Educare: Educação Fiscal nas Escolas Públicas” foi criado pela união entre alunos da Nexos Gestão Pública e a Prof.ª Claudia Souza Passador (FEARP-USP). O Educare também conta com a parceria da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP , a Coordenação da Prof.ª Flávia Trentini (FDRP-USP) e o apoio da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O projeto visa levar o ensino a jovens estudantes de escolas públicas a respeito do funcionamento do estado e de sua estrutura fiscal, tendo por objetivo despertar o senso crítico e levar novas perspectivas de futuro aos alunos participantes. Semestralmente é feita uma parceria com uma escola municipal de Ribeirão Preto e ao longo dos seis meses, são realizadas visitas quinzenais nas dependências da escola, nas quais as aulas e os conteúdos são passados para os alunos. No cenário pandêmico atual, o projeto precisou se adaptar. Atualmente gravamos vídeos com o conteúdo das aulas e os disponibilizamos via Youtube para a escola que já mantínhamos parceria desde o começo de 2020. Uma vez tendo adaptado o conteúdo para esse formato, temos intenção de expandir para mais escolas. Desde abril/2019 o projeto é financiado pelo Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.

Logotipo Licity Oficial2

Licity

O Projeto Licity foi elaborado com o objetivo de disseminar o conhecimento a respeito de processos licitatórios e seu funcionamento. Isso será feito a partir da criação de uma plataforma interativa com videoaulas organizadas em módulos acompanhadas de um ebook. O projeto tem como público-alvo empresas privadas de pequeno a médio porte que desejam aprender como é o processo de venda para o setor público, de modo que possa melhorar a concorrência de tais processos. Nosso diferencial será oferecer esse conhecimento de uma forma mais descomplicada, alinhando todas as burocratizações envolvidas de uma forma de fácil compreensão. Atualmente o projeto é financiado pelo programa USP Municípios da Universidade de São Paulo. Em seu projeto piloto, o Licity trará um módulo do curso voltado exclusivamente para empresas relacionadas ao meio ambiente que desejam aprender sobre licitações.